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Ações

Uma ação tem implícita a resposta a uma necessidade da organização. A ação é registada por um responsável da empresa e tem como objetivo captar soluções para um problema levantado. O registo da ação fica visível a toda a organização e todos podem contribuir para a resolução do mesmo. O lançamento de uma ação é em tudo semelhante ao registo de uma ideia, excetuando a fase de registo inicial.

Ideias

"Uma ideia é uma imagem que se cria na nossa mente e que traz implícita uma intenção. É fruto da atividade do pensamento e da criatividade."
A aplicação Lagoon® Ideas permite a captação, análise, avaliação e pré-seleção das ideias registadas. Todas as ideias são boas mas nem todas as ideias se traduzem em projetos de negócios. O processo de gestão de ideias é simples e intuitivo o que permite que todos os colaboradores da sua organização possam utilizar a aplicação e deste modo promover a criatividade e inovação.

Interfaces

As interfaces representam a capacidade de comunicar da organização (para dentro e para fora), demonstrando as competências para inovar e aprender com vista a um novo ciclo de inovação. As interfaces podem ser categorizadas em interface tecnológica (vigilância, cooperação e previsão), mercado (análise interna e externa, novos clientes e propriedade intelectual) e organizacional (criatividade interna, capacidade da organização e gestão do conhecimento). As interfaces asseguram a circulação e transferência do conhecimento entre a atividade inovadora da organização e o seu ambiente.

 

Workflow

Gerir ações e ideias

O processo de gestão de ideias não tem necessariamente de seguir o mesmo fluxo em todas as organizações. Cada organização consegue adaptar o processo à sua realidade e assim simplificar as fases da gestão de ideias. A receção de ideias, a pré-análise de ideias e a análise e decisão pela comissão de inovação são fases inevitáveis no processo. Todas as outras fases apresentadas não são obrigatórias mas podem auxiliar o processo de gestão de ideias. O lançamento de uma ação acontece quando existe uma necessidade de resposta a um problema. O registo da ação implica o registo de ideias e respetiva avaliação.

 
 

Workflow

Gerir interfaces

A gestão de interfaces pressupõe a análise e envolvência de dois ecossistemas:
Macroenvolvente: Devemos considerar os sistemas de educação e formação, os sistemas científicos e tecnológicos, a infraestrutura informacional, os reguladores, os financiadores e os sistemas setoriais.
Microenvolvente: Devemos considerar os fornecedores, os consultores, os parceiros, os distribuidores, os clientes e os concorrentes.

Estes dois ecossistemas permitem a análise de 3 interfaces que definem uma fronteira de competências onde circula e se transfere o conhecimento. Estas interfaces são essenciais para uma gestão eficaz da inovação uma vez que consolidam a capacidade empresarial necessária ao desenvolvimento dos projetos de inovação e geram a sua ligação aos conhecimentos existentes ou à criação de novos conhecimentos nos domínios requeridos.
As interfaces são definidas em interface tecnológica, interface de mercado e interface organizacional.